quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Grupo de Teatro do CIRE - "Ciranda em Palco"

O Grupo de Teatro do CIRE - "Ciranda em Palco" ensaia todas as segundas e quintas-feiras no Salão dos Bombeiros Municipais de Tomar, sob orientação da coordenadora de projeto Elsa Segorbe, do encenador e ator Manuel António e da estagiária de teatro Filipa Vaz.



O ator amador Manuel António, conhecido na nossa cidade pela personagem que interpretou  durante 35 anos "Palhaço Esparguete", entrou para nossa instituição em 2003, através do Centro de Emprego, na altura com o objetivo de desenvolver aulas de expressão corporal e jogos de teatro com os utentes da instituição, uma vez que este tipo de terapia era fundamental para a exploração dos sentimentos, medos e angústias dos nossos utentes, neste caso por intermédio de várias personagens.







Ao fim de ter estado na 2 anos na instituição e chegado ao fim do contrato com o Centro de Emprego, tudo indicava que tinha chegado o momento de ir embora e abraçar outros projetos. No entanto, muito devido à "pressão positiva" que os utentes fizeram à professora Fernanda Marçal, então Diretora da valência CAO, e aos benefícios que este Grupo de Teatro trouxe para cada um dos utentes, individualmente, tornando-os mais confiantes, autónomos e com uma maior auto-estima, surgiu a possibilidade do Manuel António permanecer no CIRE como encenador deste grupo, acumulando ainda a função de motorista das carrinhas da instituição.

Posto isto, o Grupo de Teatro surge oficialmente como Projecto do CIRE sob o nome "CIRANDA em Palco" em 2005, coordenado pela professora Elsa Segorbe e com a encenação do Manuel António

Este grupo levou inicialmente aos palcos pequenos sketches (“Outras Cenas” e “Todos diferentes, todos iguais”), da autoria do Manuel António e ao estilo da Revista à Portuguesa, com o objetivo de dar espaço a todos os participantes para brilharem de igual modo e mostrarem os seus dotes artísticos ao nível da representação.




Em 2007, o Grupo de Teatro do CIRE iniciou-se na representação de peças completas baseadas em histórias infantis já existentes, meticulosamente adaptadas pela professora Elsa Segorbe às dificuldades e limitações dos nossos utentes. A primeira peça teve o nome “E agora… a Cinderela”, a segunda  “Sonho Mágico” (2009) a terceira foi inspirada na Alice no País das Maravilhas e era intitulada “Ana no Jardim Encantado” (2010) e a quarta, ainda por estrear, tem o nome "O Segredo da Formiga" (2014).




Após ensaiar repetidas vezes as peças, o Grupo opta por fazer uma primeira apresentação pública do seu trabalho no CIRE ou em outra escola local, com o intuito de testar a adesão à peça por parte dos espetadores e de perceber se existe a necessidade de serem feitos alguns acertos.

Como já foi referido, todas as peças são escritas pela professora Elsa Segorbe (que também é responsável pela escolha das sonoridades que acompanham as diversas cenas) e encenadas pelo Manuel António, que no último ano contou com o valioso apoio da estagiária de teatro Filipa Vaz. De facto, a entrada da Filipa para a instuitção veio tornar mais eficiente toda a dinâmica do Grupo de Teatro, na medida em que pôde ser feita uma melhor divisão das tarefas inerentes ao grupo entre ela e o encenador. Assim o Manuel António pôde focar-se mais nos ensaios das peças propriamente ditos, ao passo que a estagiária Filipa se dedicou mais à realização de jogos de teatro que têm por objetivo "libertar" mais os utentes fazendo com que eles ganhem mais confiança e fluidez nos seus movimentos. 


O Grupo de Teatro do CIRE conta ainda com o apoio imprescindível da técnica Catarina Dias, que é responsável tanto pela sonorização das peças, como por outros pequenos/grandes detalhes que fazem toda a diferença em cada apresentação pública do nosso grupo.

Atualmente o projeto "Ciranda em Palco" conta já com oito utentes (Clara Conde, Daniela Miranda, Andreia Faria, António Silva, Raúl Costa, Paulo Mendes, Tiago Oliveira e Eduardo) que são dotatos que uma forte componente artística e que até hoje têm estado à altura do enorme compromisso que este grupo de teatro representa, não faltando aos ensaios e muito menos às apresentações públicas.



É certo que para o Grupo de Teatro poder resultar existe ainda a necessidade de se contar com o apoio de funcionários do CIRE, de alguns amigos e até de voluntários, nomeadamente ao nível da recolha de materiais e da elaboração do guarda-roupa e cenários. O guarda-roupa utilizado na peça "Ana no Jardim Encantado", por exemplo, foi feito por uma senhora que passou pela nossa instituição também através do Centro de Emprego, e pelo seu filho.

O grupo de teatro tem atuado ao longo destes anos em Festivais de Teatro para a Diferença a nível distrital, na Mostra Teatral Concelhia de Tomar, bem como em escolas e Associações Recreativas do concelho de Tomar e concelhos limitrofes.

No ano passado, por exemplo, o Grupo de Teatro do CIRE participou num Festival de Teatro para a Diferença, juntamente com a APPACDM Santarém e a CERCIAMA, onde apresentou a sua peça "Sonho Mágico" e contou com a presença de alunos do 1º ciclo e do jardim de infância de várias escolas convidadas. Este Festival teve por objetivo principal a sensibilização dos espetadores para as capacidades artísticas dos nossos utentes, apesar das suas limitações. O evento realizou-se durante um dia inteiro e contou até com uma mascote, o "Lecas".

Este ano, a 08 de outubro de 2014, irá realizar-se o 2º Encontro de Teatro Especial em que será apresentada ao público pela primeira vez a peça "O Segredo da Formiga". Este encontro contará ainda com a participação do CRIT e do CRINABEL e terá como convidados várias turmas de escolas locais.

Cada apresentação que o Grupo de Teatro do CIRE faz traduz-se em momentos muito bem passados em que os nossos utentes têm a possibilidade de mostrar os seus dotes na arte da representação, ao mesmo tempo que recebem o "calor humano" por parte das pessoas  que assistem às peças.

Este grupo acarreta, sem sombra de dúvida, muito trabalho mas também dá uma enorme satisfação a todos os envolvidos no projeto, facto que se espelha muito bem nas palavras proferidas pelo encenador Manuel António e pela utente Clara Conde: 

"Para quem estava habituado a lidar com os "miúdos lá de fora" e depois vem lidar com este tipo miúdos, apercebi-me de que estes merecem exatamente o mesmo tipo de tratamento. (...) É certo que por vezes temos que os "saber enganar" e adaptar a nossa abordagem às suas maneiras de ser porque cada um é como cada qual. (...) Cada um deles tem os seus problemas e as suas virtudes: alguns desenrrascam-se em qualquer tipo de papel, como é o caso da Daniela, da Andreia e do Tó; outros são muito bons na mímica e nas imitações, como é o caso do Tiago e do Paulo; outros têm a necessidade de ter um papel muito especifico tendo em conta as suas limitações, como é o caso do Eduardo. O que é transversal a todos eles é que quando entram em palco tem uma enorme facilidade em entrar e sair da personagem porque se distraem com regularidade com o que se passa fora do palco e gostam muito de sentir o "calor humano". (...) Dá-me muito gozo fazer parte deste projeto com eles. (...) É uma experiência única!"


Manuel António

"O nosso grupo de teatro existe há oito ou nove anos e esse grupo é constituído pelo Paulo Mendes, Raul Costa, António Silva, Andreia Faria, Eduardo, Daniela Miranda, Tiago Oliveira, por mim (Clara Conde) e pelo nosso ensaiador que é o Sr. Manuel António. 

Durante estes anos já fomos atuar a Carregueiros, ao Colégio Nuno Alvares Pereira, à Escola Gualdim Pais, a Cem Soldos, a Sintra, ao Bombarral e a muitos outros sítios.
.
Nós gostamos do teatro. É bom fazermos teatro e isso ajuda-nos a sentir melhor."

Clara Conde

Regra geral, os utentes que fazem parte do Grupo de Teatro do CIRE - "Ciranda em Palco", que conta já com 9 anos de existência, vivem experiências muito gratificantes e têm sempre muito gosto em apresentar a um novo público as peças que têm vindo a ensaiar e aperfeiçoar ao longo do tempo com muito esforço e dedicação por parte de todos os envolvidos neste projeto. 

1 comentário:

Esparguete disse...

É MESMO MUITO GRATIFICANTE FAZER PARTE DESTE GRANDE GRUPO DE TEATRO! QUERO AGRADECER A TODOS OS QUE ME TÊM AJUDADO, POIS SEM ESSAS AJUDAS SERIA IMPOSSÍVEL! SOBRETUDO OS ATORES E ATRIZES!
ELES E ELAS SÃO A FORÇA PRINCIPAL DO SUCESSO DO GRUPO! ABRAÇOS E BEIJOS PARA TODOS.