quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ASE | Experiências com o CMIA

Hoje de manhã alguns alunos da valência Apoio Sócio Educativo deslocaram-se até à Casa dos Cubos para participarem na atividade "Brincar com a Ciência - Experiências com o CMIA". 


Esta atividade foi dinamizada pela Engª Cátia Pouseiro, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, e teve como principal objetivo a realização de procedimentos científicos simples, com recurso a materiais facilmente reconhecidos pelos participantes (ex: água, pilhas, corante alimentar, velas, etc.), despertando as suas consciências para o facto de que a ciência está "por todo o lado". 

No início da sessão a Engª Cátia Pouseiro fez questão de falar um pouco com os alunos acerca de quais seriam as regras de segurança que todos teriam de seguir para que tudo corresse pelo melhor (e correu!). 

Foram feitos cinco procedimentos experimentais distintos - "Torneira a pingar"; "Escrita invisível"; "O que conduz a corrente elétrica?"; "A vela que faz subir a água"; "Ovo no frasco" -, todos muito apreciados pelos participantes que adoraram por as "mãos à obra" e levar avante os seus próprios ensaios experimentais.

No final de contas foi uma manhã muito divertida e ditática em que cada um dos nossos alunos teve a oportunidade de "vestir a pele de um cientista" de uma forma muito descontraida e motivante. Sem dúvida uma experiência a repetir!

1 comentário:

Anónimo disse...

poema_jardins proibidos.portugues
todos ...