segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia Mundial da Terapia Ocupacional

Hoje, dia 27 de outubro de 2014, comemora-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional e, como tal, o CIRE decidiu mostrar-lhe um pouco mais acerca desta área de intervenção que é explorada diariamente de uma forma muito positiva com os nossos utentes, por intermédio da Terapeuta Ocupacional Rita Almeida que procura proporcionar-lhes o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que querem participar.


Diariamente a Terapeuta Ocupacional Rita Almeida habilita o utentes do Centro de Atividades Ocupacionais para a ocupação de forma a promover a sua saúde e o seu bem-estar. Com este objetivo atua, em parceria com outros técnicos da valência, para otimizar a atividade e a participação. 

É através da Terapia Ocupacional que se desenvolve a capacidade dos utentes para escolherem, organizarem e desempenharem, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas, entendendo-se por ocupação tudo aquilo que o utente realiza com o intuito de cuidar de si próprio (autocuidados, por exemplo, ao nível da alimentação e do vestir), de desfrutar da vida (lazer) ou de contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). 

Na sua abordagem, a Terapeuta Rita Almeida avalia e intervém ao nível do utente, da ocupação e do ambiente institucional, com o objetivo de denvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.

A Terapeuta Rita já se encontra ao serviço da nossa instituição há mais de 14 anos, tendo inicialmente começado a desenvolver Terapia Ocupacional na Educacional e no CAO, valência onde se mantém até aos dias de hoje. Atualmente é a única Terapeuta Ocupacional no CAO e integra o Concelho Técnico desta valência.

No âmbito da T.O. são prestados diariamente apoios individuais no contexto institucional através de planos de intervenção específica de acordo com as capacidades/incapacidades dos utentes, mas também apoios aos grupos CAO 1, CAO 2 e CAO 3 onde se encontram os utentes mais dependentes da nossa instituição e que, portanto, necessitam de uma maior estimulação sensorial e de um maior acompanhamento diário, por exemplo, ao nível alimentação e da realização de trabalhos de expressão plástica.

Para além do mais são ainda da responsabilidade da Terapeuta Rita Almeida as aulas de psicomotricidade, alguns apoios de snoezelen, a aula de dança à sexta-feira para todos os utentes e o treino de alimentação CAO 2.



TESTEMUNHO
"Alguns dos utentes entraram para a instituição quando eu já estava na Educacional, o que faz com que já se possam contabilizar muitos anos de uma ligação bastante forte entre mim e eles. (...) Já acompanhei alguns dos casos desde a sua entrada para o CIRE. (...) Cá dentro é quase como se tivessemos "90 filhos" porque temos uma ligação muito forte e genuina para com estes meninos. (...) O Simão, a Carolina e o Rúben Vilhais são alguns exemplos dos utentes que eu ja tenho vindo a acompanhar ao longo dos anos e pelos quais nutro uma ligação muito especial.(...) O que é um facto é que, na minha área, ao longo dos anos temos ultrapassado diversas etapas rumo a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos utentes e a tornar o CIRE numa segunda casa para todos eles."
Rita Almeida |  Terapeuta Ocupacional do CAO

Sem comentários: