quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atividades CLDS+

EIXO DE INTERVENÇÃO 1 - EMPREGO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

O Gabinete de Empreendedorismo e Inserção Profissional apresenta um leque variado de serviços com o objetivo de apoiar a população desempregada, à procura de 1º emprego ou de novo emprego no seu processo de procura ativa de emprego. Neste sentido, o GEIP disponibiliza, desde o início das suas funções, os seguintes apoios:

Sessões de Técnicas de Procura Ativa de Emprego (construção de curriculum vitae, cartas de apresentação, cartas de candidatura espontânea, portefólios, entre outras atividades) Até à data, foram desenvolvidas 46 sessões para o público-alvo.

Sessões de divulgação de oferta de emprego
Desde Janeiro a Setembro de 2014 foram efetuadas 114 sessões de divulgação de oferta de emprego.

Placards/posts de ofertas de emprego
Semanalmente têm sido distribuídas pelo concelho e divulgadas no facebook ofertas de emprego das concelhias e de outras regiões próximas que perfazem um total de 260 divulgações, sendo que 243 respeitam a ofertas postadas no facebook e 17 a placards distribuídos.


Sessões de divulgação de medidas de emprego
Têm sido desenvolvidas 59 sessões de informação e de esclarecimento com os beneficiários acerca das medidas de emprego preconizadas pelo IEFP. 

Apoio a beneficiários sobre criação do próprio emprego e empreendedorismo
Até ao momento, apoiaram-se quatro beneficiários na criação do próprio negócio. 

Sessões sobre oportunidades de qualificação/encaminhamento para formação
Até ao momento, efetuaram-se 105 sessões com os beneficiários acompanhados no GEIP. 

Sessões com beneficiários sobre atividades socialmente úteis e trabalho socialmente necessário
Foram efetuadas 5 sessões com beneficiários para sensibilização de atividades socialmente necessárias e trabalho socialmente necessário.

Sensibilização dos empresários/entidades locais das medidas de incentivo à contratação
De Janeiro a Setembro de 2014 efetuaram-se 81 sensibilizações a entidades locais/empresas/empresários.

Sessões de Técnicas de Procura de Emprego e de Empreendedorismo na Comunidade Escolar 
Foram realizadas dez sessões na comunidade escolar, contando-se com a presença de 211 alunos do secundário.



EIXO DE INTERVENÇÃO 2 - INTERVENÇÃO FAMILIAR E PARENTAL

O Centro de Apoio à Família + (CAF+) tem como principal objetivo proceder ao acompanhamento das famílias em situação de maior vulnerabilidade sociofamiliar, garantindo um leque de serviços no âmbito da Educação Parental e do Apoio Psicossocial, da parentalidade e da promoção da partilha de informação e de emoções entre os pais e educadores em geral e do apoio e intervenção em grupo em situações de maior vulnerabilidade (luto, alcoolismo, violência doméstica, doença mental, entre outras). 

Desde o início do seu funcionamento (Fevereiro de 2014), o CAF+ dinamizou diversas atividades de apoio às famílias, com o intuito de fornecer aos pais ou outros prestadores de cuidados conhecimentos específicos e estratégias para melhorar o entendimento em torno de diversas problemáticas. Atualmente, o CAF+ acompanha cerca de 180 famílias do concelho de Tomar e tem disponibilizado os seguintes serviços/apoios:
  • Encontros de Pais: O CAF+ já dinamizou oito Encontros de Pais, em torno de temáticas pertinentes ao desenvolvimento infanto-juvenil, nomeadamente “Casa de Pais, Escola de filhos”, “Vivência do luto na infância e na adolescência”, “Birras e Manias”, “ Educar para o Otimismo”, “Desafios da Conjugalidade”, “Prevenção de Acidentes Domésticos na Infância”, “Quando a velhice chega”, “Nas manhas da adolescência – consumos de substâncias”.
  • Grupos de educação parental: No mês de Abril teve inicio o primeiro Grupo de Educação Parental. Atualmente, estão em funcionamento 4 grupos de Educação Parental, sendo que dois grupos destinam-se a pais e encarregados de educação com filhos em idade pré-escolar e os outros dois grupos a pais e encarregados de educação com filhos adolescentes. Os grupos de Educação Parental funcionam em horário laboral e pós-laboral, tendo em conta as necessidades de cada família.
  • Grupos de partilha: Em Abril, as técnicas do CAF+ deram início ao Grupo de Partilha de Familiares Cuidadores de Pessoas com deficiência, com o objetivo de criar um espaço de partilha acerca de questões relacionadas com a deficiência. Teve lugar no mês de Setembro a primeira sessão do Grupo de Partilha de pessoas com problemas de alcoolismo.
  • Intervenção in loco: Desde o início do projeto as técnicas do CAF+ já realizaram 20 visitas domiciliárias às famílias apoiadas e encaminhadas por diversos serviços, promovendo a aquisição de competências básicas in loco.

  • Apoio psicossocial: Realizaram-se desde Fevereiro 43 sessões de apoio psicossocial familiar que consiste num acompanhamento psicológico e social individualizado a uma família/elemento familiar. 

  • Espaço + Saúde: Nos meses de Maio e Junho realizaram-se duas sessões de Planeamento Familiar, dinamizadas pelas enfermeiras do Centro de Saúde de Tomar, fazendo parte destes grupos filhos de beneficiários acompanhados pelo CLDS+ de Tomar, mas também jovens acompanhados diretamente pelo Programa Escolhas e pelo CRP-CIRE. Neste serviço, contam-se também atividades para a sensibilização da população em geral, como folhetos informativos sobre temáticas afetas à área da saúde e saúde mental (dicas para ser feliz, consumo de substâncias, violência doméstica). 

  • Stop Violência: Após vários atendimentos individualizados, encontra-se formado o primeiro grupo de pessoas vítimas de violência doméstica.

  • Centro de ocupação infanto-juvenil: Têm sido desenvolvidas atividades para as crianças e jovens das nossas famílias desde Abril até à data, com objetivo de promover a união familiar e o seu desenvolvimento saudável (Páscoa em Família – Abril 2014; Comemoração do Dia da Família; Atelier de Pinturas Faciais – Maio 2014; Semana da Criança e do Ambiente; Comemoração dos Santos Populares – Junho 2014; Visita ao Posto da GNR – Junho e Julho 2014; Arraial de Verão – Agosto 2014 e Peddy-Papper – Setembro 2014). 

Eixo II - Espaço Sénior

O projeto de Animação Sénior impulsionado pelo CLDS+ de Tomar e que é desenvolvido em 5 Centros de Dia do Concelho de Tomar, tem por base que a intervenção na terceira idade deve ser inter-geracional, procurando facilitar o acesso a uma vida mais ativa e criativa, e com a comunidade. Ele tem que ser um espaço de descoberta, conquista, criatividade individual e coletiva. O projeto terá êxito quando os protagonistas (idosos) forem convocados a participar na sua elaboração e execução. O trabalho coletivo facilita a clarificação dos objetivos, a procura de soluções e o favorecimento de canais de comunicação.

Assim sendo, a animadora através da animação sociocultural tem vindo a intervir junto das pessoas idosas para combater a passividade, o isolamento, conferindo-lhes uma velhice mais digna, ativa, animada, respeitável e humana.

Estas são apenas algumas das atividades que foram desenvolvidas até Outubro:
  • “Uma Tarde ao Som de Dó Ré Mi”, que consiste num bailarico bastante animado.
  • Aulas de Ginástica Sénior, para aumentar os níveis de atividade física e assim diminuir o sedentarismo.
  • “Histórias da Minha Vida”, refletiu-se sobre as experiências de vida promovendo um reenquadramento positivo das mesmas.
  • Encontro Terapêutico intitulado “O que é envelhecer?” - abordaram-se as transformações que tendem a ocorrer à medida que se vai envelhecendo.

  • Fotografia Sénior, dinamizada pela fotógrafa Sandra Ventura (www.sventurafotografia.com), e que proporcionou aos idosos um dia diferente e muito divertido permitindo assim adquirir fotografias profissionais e ficar assim com uma recordação de mais uma fase das suas vidas. 


EIXO DE INTERVENÇÃO 3 - CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE E DAS INSTITUIÇÕES

Neste eixo de intervenção, o CLDS+ de Tomar dinamiza atividades de informação, sensibilização e prevenção de temáticas pertinentes para a população em geral e, em específico, para a mais vulnerável, isolada e fragilizada. 

Desde Março a Outubro têm-se desenvolvido atividades de informação e sensibilização para a população no âmbito de temáticas como o IRS, IMI, Violência doméstica/conjugalidade, planeamento familiar, entre outras, assim como atividades lúdicas para crianças e jovens inseridas em meios familiares e habitacionais mais desfavorecidos. 

Atento às necessidades dos serviços e instituições do nosso concelho, o CLDS+ de Tomar preocupa-se em dinamizar atividades de cariz sociocultural para diversas associações com vista à sua revitalização e, por consequência, ao bem-estar dos seus utentes. Assim, desde o seu início, temos desenvolvidos as seguintes atividades:
  • Atividades de animação sociocultural para 5 Centros de Dia, com uma periodicidade quinzenal;

  • Divulgação de informação sobre projetos disponíveis e adequados aos serviços em questão;

  • Divulgação de ofertas de emprego nas associações do concelho;

  • Sensibilização de diversas entidades externas para a colocação de estagiários nas instituições interessadas;

  • Entre outras. 

Equipa Contrato Local de Desenvolvimento Social +

Sem comentários: