sexta-feira, 16 de maio de 2014

Palestra Salvador Almeida - Associação Salvador

Hoje de manhã alguns técnicos do CIRE, juntamente com a utente do CAO Sandra Santos, estiveram presentes  no Auditório da Escola Secundária Jácome Ratton para assistirem à Palestra "Vamos criar espaço para todos! Palestras para irmos mais longe na inclusão!" dada por Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador.

A nossa utente Sandra Santos com o Salvador Mendes de Almeida
A Sandra, o Renato e o Salvador

A Palestra inseriu-se nas comemorações do 130º aniversário da Escola Secundária Jácome Ratton e foi organizada pela Associação de Pais em parceria com a Direção da escola. A introdução e enquadramento da palestra foram feitos pelo Diretor Carlos de Jesus Ribeiro e na mesa  dos oradores sentaram-se respetivamente Salvador Mendes de Almeida e Renato Farinhagestor de projetos da Associação Salvador.

Salvador Mendes de Almeida e Renato Farinha

Carlos de Jesus Ribeiro
A Associação Salvador nasceu em 2003, contando já com dez anos de existência e de cumprimento da missão a que se propuseram aquando da sua criação: promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida

Salvador Mendes de Almeida sofreu um trágico acidente de mota aos 16 anos de idade que lhe mudou a vida pois ficou tetraplégico e passou a depender de uma cadeira de rodas para se poder movimentar. No inicío o Salvador só conseguia mexer o pescoço, mas graças a um acompanhamento cuidado e prolongado tem vindo a melhorar e a ganhar alguma mobilidade nos membros superiores, ainda que o controlo dos mesmos não seja absoluto. 


Atualmente o Salvador tem 32 anos, é licenciado em Marketing e muito bem sucedido na carreira que escolheu seguir. A Associação que ganhou vida pelas suas mãos e pelas mãos do seu pai tem vindo a crescer, ao longo dos anos, e tem ajudado mais e mais pessoas portadoras de deficiências. 

Em paralelo com a Associação, o Salvador gere um negócio no estrangeiro através do seu computador, que controla com o auxílio de uns óculos especiais, uma vez que a sua destreza manual atual não lhe permite utilizar o rato.

Durante a palestra o Salvador fez questão de salientar que não são as pessoas portadoras de deficiências e/ou incapacidades que se têm de adaptar à sociedade, mas sim a sociedade que se tem de adaptar a elas, criando acessibilidades que lhes pertencem por direito.

Em Portugal existem, atualmente, cerca de 820 000 pessoas portadoras de deficiência, representando entre 8% a 10% da população nacional, e essas pessoas têm o direito de se deslocarem com segurança e autonomia.

A Associação Salvador foi, portanto, criada com o intuito de promover a integração (ex: desporto adaptado - aulas de dança, vela, canoagem, surf, bicicletas, etc.; ginásios adaptados; etc.), a sensibilização  (ex: prevenção rodoviária em zonas críticas como discotecas; ações de rua; palestras escolares; etc.) e as acessibilidades (ex: www.portugalacessivel.com - site com cerca de 3700 espaços acessiveis a pessoas portadoras de deficiência; etc.).

Ao longo da palestra o Salvador e o Renato foram exibindo pequenos vídeos de sensibilização que cativaram a plateia e despertaram as consciências de todos os presentes, lembrando-nos de que os "azares da vida" não acontecem só aos outros e que tempos de ter discernimento no momento da tomada de várias decisões ao longo da vida, pois uma má decisão no momento errado pode mudar para sempre o nosso destino.





No final da palestra houve tempo para algumas questões e foram entregues aos participantes três pequenas "lembranças" alusivas à prevenção rodoviária, às acessibilidades e à inclusão de pessoas portadoras de deficiência.





Em súmula, pode dizer-se que foi uma experiência extremamente rica e valiosa para todos os que puderam assistir ao testemunho do Salvador, que conseguiu captar a nossa atenção do início ao fim com a sua história de superação diária das dificuldades que a sua condição atual lhe impõe

Resta-nos, portanto, agradecer ao Salvador por ter partilhado a sua história connosco, mas também à Escola Secundária Jácome Ratton por não se ter esquecido do CIRE na comemoração do seu aniverário, convidando-nos a participar nesta interessante palestra. Um grande obrigado vindo do CIRE. Bem hajam!

Sem comentários: